Os Quatro Atos de Vida e os Ciclos Planetários





SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 14

Quíron,
Curador Ferido e 
Mestre dos mestres,
Ponte entre os Luminares e Planetas Pessoais e Sociais .... 
e os Planetas Transpessoais
e seus Ciclos

OS QUATROS ATOS DA VIDA
E OS CICLOS PLANETÁRIOS


janine milward



Sobre os Atos de Vida, eu penso que o Primeiro Ato é a infância e é a adolescência - e estes momentos devem ser vivenciados enquanto Prólogo da vida a ser desenrolada através os Atos seguintes. 

Ao final dos seus anos vinte, o Caminhante, literalmente e mais conscientemente, adentra seu Segundo Ato de Vida - com uma maior maturidade e ainda pleno de seu vigor físico de força voltada para sua atuação no Trabalho. 

Esta maturidade, no entanto, começa a ser mais bem conscientizada em termos de reais missões de vida a serem cumpridas, no momento em que o Caminhante começa a estruturar seu Terceiro Ato (mesmo que ainda distante, no tempo), a partir do miolo de seus anos trinta - preparando-se para vivenciar seu Tempo de Revirão de Vida que acontece ao início de seus anos quarenta. 

Ao comemorar seus cinqüenta anos de idade, o Caminhante está diante de seu Tempo de Proficiência de Vida e  assim, encontrando-se diante da tecetura real de seus caminhos para sua realização de seu Tempo de Renascimento da Vida, a partir de sua entrada em seu Terceiro Ato de Vida, aos final dos anos cinqüenta e  ao início dos anos sessenta - tudo podendo ser bem ratificado e conscientizado já ao longo dos anos setenta... 

A partir de então, o Caminhante estará tecendo seu caminho para adentrar seu Quarto Ato de Vida, já em seus anos oitenta –  e este Ato já deverá funcionar enquanto Epílogo que traduz a síntese, o resumo, de tudo aquilo que foi vivenciado ao longo da vida bem como do posicionamento da mente em sua ampliação alcançada nesta atual encarnação, de forma que o Caminhante possa já ir bem desenhando os traços primordiais de suas próximas vivências sucessivas, de encarnações futuras.

Quem viver, verá.



Bem, Caminhante, devo confessar a você que sou conhecida no meio astrologuês como uma astróloga fundamentada em prática e em teoria dentro de um tom bem uraniano, quer dizer, que tem a cabeça meio que girando ao contrário e que fica ‘inventando a astrologia’ – como diz um antigo astrólogo amigo meu, na boa. 

Quer dizer, eu fico realmente tentando buscar situações mais cômodas para bem ir encaixando alguns Temas interessantes em Astrologia, como Risco do Bordado para mapa astral, como Trem da Vida para os Nódulos Lunares, como Tempo de Revirão da Vida para a Oposição Urano/Urano, como Os Nitroglicerinados para Urano e Plutão (e Netuno), como Ponte para Quíron, como Baile dos Arquétipos para o posicionamentos dos Luminares e Planetas e Pontos dentro das Casas Astrológicas, como Cenários de Vida para Casas Astrológicas, como Os Quatro Atos da Vida para bem poder designar os três Retornos de Saturno, etc.

Pensando bem, eu até invento mesmo!  E faço isso sem medo de ser feliz pois estudei Astrologia autodidatamente e meu Ascendente é Aires e faço como eu quero e porque quero...  e meu Sol é canceriano, sente as coisas, e mora em área de Eu Penso e já voltado para área de Eu Enraízo... e meu Sol vem junto a Mercúrio do uso da mente e a Urano, do despertar da consciência mais ampliada e de um tom considerado como de  excentricidade.

Gostaria, então, de dizer a você, Caminhante, que penso que o Primeiro Ato de Vida acontece até o Primeiro Retorno de Saturno (aos 29 anos de idade), sendo que eu vejo uma Ponte entre o Primeiro e Segundo Atos acontecendo a partir dos 21 anos do Caminhante e através sua Primeira Quadratura de Urano/Urano. 

Quer dizer, eu penso que a primeira parte do Primeiro Ato – tempos de infância e de adolescência -  se conclui com o Primeiro Retorno do Trem da Vida, aos 17/18/19 anos de vida e nos trazendo um novo ciclo de nossa movimentação planetária. 

E penso que é bem Urano desafiando-se a si mesmo que pode nos trazer uma segunda parte de nosso Primeiro Ato, um tempo em que não mais somos nem crianças nem adolescentes e que ainda estamos nos preparando para uma vida de adulto, com maior maturidade.

Quando Saturno perfaz seu Primeiro Retorno, o Senhor do Karma, do Umbral e do Tempo nos introduz, então, em nosso Segundo Ato de Vida – tempo preciosíssimo, a meu ver, pois que ainda estamos plenos de energia e de vigor porém já bem mais amadurecidos.

Penso que podemos inserir duas partes dentro do Segundo Ato de Vida, quer dizer, uma primeira parte vem nos apresentar o Retorno da Lua Progredida, aos nossos 27 anos, a Mãe terrena e Divina, e o Primeiro Retorno de Saturno, aos nossos 29 anos, o pai encarnado. 

No entanto, tão logo adentramos nosso Segundo Ato de Vida, nos encontramos diante de Temas que nos levam a grandes redesenhamentos da vida – como se fossem preparações de nós mesmos para nosso Tempo de Revirão de Vida, em nossos anos quarenta. 

Estas ‘preparações para nosso Revirão de Vida, começam aos nossos 33 anos de idade, quando perfazemos um mapa de revolução solar muitíssimo parecido conosco mesmos, em termos de Casas Astrológicas, ao nosso mapa astral natal: tempo de individuação sendo estabelecida, realmente.   Então, já no miolo dos anos trinta, acontecem três (ou quatro) situações bem interessantes, ou seja, Terceiro Retorno de Júpiter e mais um ciclo de sete anos uranianos e mais um Quadrado de Saturno.  Ainda incluiremos o Retorno do Trem da Vida e, em muitos casos, a Oposição de Quíron.

E a segunda parte do Segundo Ato de Vida – a Ponte entre os Segundo e Terceiro Atos de Vida -, começa a acontecer exatamente quando o Tempo de Revirão de Vida se anuncia, ou seja, a Oposição de Urano em Trânsito ao Urano natal, e este momento pode também ser enredado, rodeado, digamos assim, por duas Quadraturas muito importantes dos dois outros Planetas Nitroglicerinados, ou Transpessoais, Netuno e Plutão!

Quando acontecem os Revirões em nossa Vida, Urano traz o corte guilhotinal, Plutão traz a metamorfose e a regeneração, e Netuno nos traz as perdas e as possíveis formas de reorganização de nossa consciência em termos de assumir o Vazio, por um tempo, e depois, ali colocarmos nossa transcendência.

Sempre esses mapas de trânsitos com aspectos intensos dos Planetas Transpessoais são antecedidos por um bom tempo, permanecem por um bom tempo no durante e no depois - e continuam fazendo suas piruetagens ao longo da vida, porque pertencem ao Conjunto do Tempo do Revirão da Vida!

Esses tempos intensos acolhem a Oposição de Saturno e então, o Quarto Retorno de Júpiter que antecede mais um ciclo de sete anos uranianos e este, por sua vez, dá lugar ao Tempo de Proficiência de Vida, ou seja, o Primeiro Retorno de Quíron, aos 50 anos.

Já nos anos cinqüenta, vamos encontrar mais uma Quadratura saturnina nos aprontando para nosso Segundo Retorno de Saturno que, por sua vez, é antecedido por mais um Retorno do Trem da Vida e da Lua Progredida.  Ainda acontece mais um ciclo uraniano de sete anos.

O Terceiro Ato da Vida tem seu início exatamente quando Saturno perfaz seu Segundo Retorno, aos nossos 58 anos de idade.  Este momento é ratificado dois anos depois, quando acontece o Quinto Retorno de Júpiter, Tempo de Renascimento na Maturidade – pois que nosso Animal natal no zodíaco chinês retorna trazendo o mesmo Elemento de nosso nascimento.

Ainda em nossos anos sessenta, vamos vivenciar mais um ciclo uraniano de sete anos sendo concluído e uma Quadratura de Saturno.

Entra em cena, então, a Ponte entre os Terceiro e Quarto Atos de Vida, já em nossos anos setenta, quando acontece mais um ciclo uraniano sendo concluído e seguido pelo Sexto Retorno de Júpiter.  A Oposição de Saturno marca sua presença e é seguida por mais um ciclo uraniano sendo concluído.  E também vamos estar vivenciando mais um Retorno de nosso Trem da Vida.  Em muitos casos, a Oposição de Quíron acontece nos anos setenta e, em outros casos, nos anos oitenta.

Penso que podemos introduzir nosso Quarto Ato de Vida já quando adentramos nossa oitava década de vida e Temas como Quadratura de Saturno e Retorno da Lua Progredida acontecem antecipando um outro momento bem fundamental, o Retorno de Urano, aos nossos 84 anos!  Estaremos então vivenciando o Sétimo Retorno de Júpiter seguido de um outro momento também muito importante, o Terceiro Retorno de Saturno! 


Ainda em nossa década de oitenta anos, poderemos vivenciar a Oposição de Netuno/Netuno e, em alguns casos (Plutão em Leão), da mesma forma ou mesmo já adentrando nossa década de noventa anos – que também estará acolhendo mais um Retorno do Trem da Vida!  O Oitavo Retorno de Júpiter acontece no miolo dos anos noventa e o Segundo Retorno de Quíron acontece quando sopramos cem velinhas em nosso bolo de aniversário!

Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti 




Quem sou eu

Minha foto
Sou uma estudiosa de alguns aspectos da vida.