O Retorno de Quíron e os Aspectos de Quadratura e Oposição





SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 14

Quíron,
Curador Ferido e 
Mestre dos mestres,
Ponte entre os Luminares e Planetas Pessoais e Sociais .... 
e os Planetas Transpessoais
e seus Ciclos

O Retorno de Quíron
e os Aspectos de Quadratura e Oposição
que vão  nos apresentando nossos ciclos de crises
 em relação à nossa expansão de consciência 
e nossas vivências e superações dos obstáculos 
que vão se colocando em nossas vidas.


janine milward


Sabemos que todos os Aspectos padrões são certamente importantes dentro de nossa leitura e interpretação acerca o andamento dos Planetas Sociais e a Ponte em Quíron e dos Planetas Transpessoais.

No entanto, eu penso que os Aspectos de Quadratura e Oposição e Conjunção são os mais enfáticos, nos trazendo seus desafios e seus obstáculos a serem vivenciados e contornados - sempre isso acontecendo de acordo com o desenvolvimento de nossa mente, com a ampliação de nossa consciência, com nosso desejo e através nossa índole essencial de podermos realizar a Ponte entre os mundos da manifestação e da não-manifestação.

No caso de Quíron, podemos então compreender que seu Retorno nos acontece por volta de nossos 49, 50, 51 anos, realmente, porém as Quadraturas as Oposições vão certamente variar de acordo com nosso signo natal acolhedor do arquétipo de Quíron em nosso mapa astral - devido ao fato de que Quíron transita em tempos diferenciados ao longo dos doze Cenários da Vida e ao longo dos Doze Signos do Zodíaco, como vimos no item imediatamente anterior e acima.



Em meu caso pessoal,
a primeira Quadratura de Quíron me aconteceu durante meus anos quatorze, juntamente com a entrada do segundo ciclo de Urano, o Sextil, e entre o Quincúncio e a primeira Oposição de Saturno!

Meu Urano vem em Câncer em Casa Três, meu Saturno vem em Virgem e em Casa Seis e meu Quíron vem em Sagitário e em Casa Nove. 

Portanto, a entrada minha pessoal em meu tempo de adolescência foi marcado por muitos estudos auto-didatas, juntamente com os estudos do colégio formal, e tudo isso já marcando meu direcionamento para minha vida de maturidade, de acordo com muitas das escolhas profissionais que vim a exercer mais tarde em minha vida, fundamentalmente questões voltadas para as línguas nacional e estrangeiras, para a mitologia e outros assuntos afins.  Também foi um tempo que me abriu espaço para o ballet e para o teatro!  Ao terminar o primeiro grau, o ginásio, minha opção foi a de estudar, em meu segundo grau, o curso Clássico, voltado para as línguas várias estrangeiras, inclusive latim, para os estudos sociais e fundamentalmente para as literaturas nacional e estrangeiras. Bem me recordo que uma das questões de liberdade que eu trouxe à mim mesma nessa época foram: parei definitivamente de tomar café com leite, que eu não gostava; parei de ir à missa aos domingos - imposição que eu não gostava; me permiti fazer o segundo grau da forma que eu queria e bem entendia e no colégio que eu queria (deixe os dez anos de colégio de freiras para trás...), diferente de minhas irmãs que cumpriram o curso Normal, todas. Enfim, eu curti muitíssimo todas essas questões, em minha vida!

A primeira Oposição quironiana em minha vida aconteceu quando dos meus trinta e seis, trinta e sete anos de idade e eu aproveitei o fato de que meu Quíron natal mora em Casa Nove e fiz uma longa viagem ao continente europeu, lá morando por vários meses.  Esse tempo também marcou minha despedida como professora da língua inglesa porquanto eu havia sido despertada para o curso de Formação de Psicanálise, seguindo a formação em Psicologia universitária, e um tantinho antes, ao conhecer a astrologia, ciência que me trouxe uma imensa paixão à primeira vista, eu comecei a atuar mais como astróloga do que como psicanalista, ao retornar ao Brasil, minha terrinha natal.  Foi também um tempo de Quadratura de Saturno em trânsito com meu Saturno natal e essas mudanças radicais profissionais não foram exatamente fáceis, ou seja, deixar um emprego simpático e com longas férias para me tornar uma profissional autônoma e dona do meu tempo e do meu nariz.

O ano de 1994, em meus quarenta e quatro anos de idade, marcou intensamente minha vida pois que aconteceu minha decisão e ação conseqüente de sair do Rio de Janeiro, cidade onde eu havia eleito para morar durante tantos e tantos anos, e subir a serra, retornar à serra (não mais a Friburgo, minha terra natal), nas imediações da cidade de Petrópolis.  Ali eu morei por dois anos e mais tarde, mudei-me para um sítio em Sapucaia (num tempo meu de Saturno em Casa Doze e ao mesmo tempo fazendo sua Oposição consigo mesmo) onde vivenciei dois anos inteiramente monásticos e sempre acompanhados de muitos estudos pessoais e auto-didatas e já escrevendo meus textos e dando começos aos meus livros que mais tarde foram sendo ampliados já em minha posterior mudança (no ano de mais um Retorno de Júpiter, 1998, aos meus quarenta e oito anos de idade) para criar minhas raízes em Mar de Hespanha, no Sítio das Estrelas, meu Ashram de vida e moradia e de trabalho e de recepção dos Caminhantes que aqui vêm usufruir desse lugar de espiritualidade e de trabalho de auto-conhecimento. 

No mesmo ano em que eu completava meus cinqüenta anos de idade, Quíron fez o seu Retorno.  Portanto, eu posso perceber que os anos entre minha Quadratura já anunciadora do meu Retorno de Quíron e o momento do Retorno em si foram anos de fundamental importância em minha vida pessoal de maior maturidade, já realizando a ponte entre meus Segundo e Terceiro Atos de Vida - tudo isso já sendo acionado a partir da primeira Oposição, antecedendo meu tempo de Revirão de Vida, a Oposição de Urano em trânsito ao meu Urano natal, fato acontecido aos meus trinta e nove anos de idade.  No mesmo momento em que Quíron fazia seu Retorno, Saturno fazia um simpático Trígono consigo mesmo.

Penso que o Retorno de Quíron me trouxe, portanto, o Sítio das Estrelas, e me tornou uma pessoa muitíssimo voltada para o arquétipo quironiano de morar mais afastada do burburinho do mundo e aguardar a vinda dos Caminhantes buscando por um maior auto-conhecimento acerca de suas missões de vida.  Também minha produção de escrita acerca da astronomia, da astrologia, do Tao primordial e do Tantra primordial vêm incrementando minha vida de intenso trabalho juntamente com os Retiros Espirituais e os Encontros dos assuntos acima mencionados.

Por outro lado, como em Quíron sempre encontramos muitos limões e temos que aprender a fazer nossas limonadas..., já enviei alguns livros meus para editoras simpáticas que simpaticamente vêm me devolvendo esses livros, sem publicá-los....  e portanto, passei eu mesma a publicar, virtualmente e através a internet e meu site www.sitiodasestrelas.com.br e meu Jornal do Caminhante, meus textos e partes dos meus livros... e continuo saturnianamente ansiando pelo dia em que virei a publicar em papel e em livros simpáticos nas estantes das  livrarias, tudo aquilo que uranianamente minha mente produz e que meu Quíron me impele a realizar para o mundo.

Penso que os anos de 2014 e 2015 - quando eu estiver vivenciando meus sessenta e quatro/cinco anos de idade -, serão anos bastante importantes em minha vida porquanto Quíron deverá realizar por cinco vezes seu toque, em trânsito e formando sua Quadratura, com meu Quíron natal!   Ao mesmo tempo, meu Sol progredido estará se encontrando com meu Saturno natal e ao mesmo tempo adentrando minha Casa Seis natal - penso que serão tempos de alguma colheita dos frutos criados ao longo de todos meus anos de vida de trabalho intenso e de perseverança e de confiança e fé no futuro, sempre.  Tudo o que eu sempre peço aos céus é que me dê saúde e firmeza de mente para que eu possa continuar sempre trabalhando e produzindo até o dia final de minha vida, é tudo o que eu peço ao Tao da Criação.

Os anos de 2036/37 - quando eu já tiver realizado meu Retorno de Urano e estiver realmente e literalmente vivenciando meu Terceiro Retorno de Saturno - já no alto dos meus 86/87 anos de idade, Quíron virá atuar seu tempo de Oposição.

(Confidencialmente:  certa vez, no ano de 1994, tempo de quadratura do meu Quíron antes do seu Retorno, eu estava chorando meu cancerianismo de sair definitivamente de minha casa natal em Friburgo que me acolheu desde meu nascimento.... e certa noite eu tive um sonho muito interessante: alguém me dizia que aquele dia marcava o exato momento de metade de minha vida....  Pela manhã, eu fiz as contas e vi que então, possivelmente, eu sairia da encarnação quando dos meus 87 anos de idade - que bom, ainda tenho um bom tempo  à frente... mesmo que o tempo passe sempre mais e mais depressa...).  Uma amiga minha a quem contei esse sonho me disse: você pensou apenas no tempo cronológico que o sonho lhe inspirou... mas o sonho poderia estar lhe falando do tempo Kairós.  Concordo com ela: nosso grande privilégio de vida é jamais podermos saber com certeza quando será o dia que acolherá nossa última inspiração e nossa última expiração.

Novamente  - seu eu ainda estiver viva! -, Quíron deverá realizar sua Quadratura, nos anos de 2044/45, quando eu estiver soprando 94/95 velinhas em meu bolo de chocolate de aniversário!  Saturno estará entre seu tempo Sextil e de Quadratura, então, já após seu Terceiro Retorno.

Finalmente, ao final do ano de 2050 e já adentrando o ano de 2051 - eu podendo estar vivenciando meus cem anos de idade!... -, Quíron estará realizando seu Segundo Retorno, segundo meus alfarrábios.




Sendo assim, a Quadratura de Quíron poderá acontecer entre nossos seis a sete anos de idade e nossos vinte e um a vinte e dois anos de idade, dependendo do Signo onde esse arquétipo é acolhido em nosso Risco do Bordado!  Da mesma forma, a Oposição de Quíron pode nos acontecer ainda no miolo dos nossos anos vinte e já nos preparando para nosso primeiro retorno de Lua progredido e para nosso primeiro retorno de Saturno - tempos realmente fundamentais dentro do nosso Segundo Ato de Vida, dentro do tempo de maior produtividade nossa dentro dos conceitos de saúde e de jovialidade e de força e de energia para nossa atuação profissional e social.

 E podemos também perceber que, em muitos desses casos diferenciados de Quadratura e de Oposição, acabam sendo vivenciandos juntamente com o seguimento dos ciclos uranianos e de alguns ciclos saturninos - ratificando portanto, a questão de Ponte quironiana entre esses dois arquétipos que identificam os mundos da física e da metafísica, da manifestação e da não-manifestação, da materialização plena e da não-materialização plena, da razão e da intuição, dos cérebros esquerdo e direito, do consciente e do inconsciente, etc.

Sempre os tempos de Aspectos menos harmoniosos - ou mesmo da Conjunção, ditada pelo próprio Retorno em si (seja ainda durante nosso primeiro ano de vida ou seja durante nossos tempos entre 49-51 anos de vida ou mesmo ainda durante possíveis tempos nossos de cumprimento de 100 anos de vida....) -, vêm nos trazer crises iniciáticos de maior crescimento em nossa vida, vêm nos trazer nosso maior amadurecimento de vida no sentido de termos que realizar algumas escolhas importantes em termos de tudo aquilo que não poderemos mudar (através Saturno) e em termos de tudo aquilo que poderemos mudar (através Urano) e em termos daquilo que temos que discernir entre uma ou outra realizações (através Quíron)!

E é certo também que os demais Aspectos mais harmoniosos podem, da mesma forma, nos trazer algumas outras crises de crescimento e de amadurecimento e de escolhas, sim, e também devemos ter um bom olho acerca dos posicionamentos do próprio Quíron em trânsito em relação ao nosso Risco do Bordado bem como o trânsito de Saturno e Urano e Netuno e Plutão por sobre nosso mapa astral natal.

Eu gosto sempre de dizer que as crises quironianas - bem como nosso posicionamento natal desse arquétipo - nos trazem muitos e muitos limões em nossa vida.  Nosso aprendizado, portanto, tem a ver com a transformação alquímica, digamos assim, de metaforicamente podermos fazer desses tantos e tantos limões belas limonadas!

Nossas escolhas quironianas - estabelecidas mais enfaticamente dentro dos Aspectos de Quadratura, Oposição e Conjunção (incluindo o Quincúncio, certamente) -, sempre serão estruturadas sobre a ampliação de nossa consciência pessoal e social e planetária e universal como também sobre nossas decisões acerca de como enfrentamos nossa mortalidade e nosso desejo de imortalidade - através nossos Caminhos de Trabalho e de cumprimento de missões e de Iluminação e de posterior Liberação. 

E, sem dúvida alguma, sempre nosso Retorno de Quíron nos trará as questões fundamentalmente voltadas para a forma como exercemos nossas escolhas em relação ao nosso encaminhamento para nossos Terceiro e Quarto Atos de Vida e nossas escolhas em relação ao nosso desejo de morte.  Esse último ponto é de importância ímpar pois que grande parte das pessoas sentem que a melhor coisa que lhes pode acontecer já a partir de seus Terceiro Atos de Vida é a aposentadoria, a retirada da vida atuante e do trabalho... quando Quíron é a Ponte que nos leva a assumirmos, em nosso tempo de maior maturidade, nossas dores pessoais aliadas ao nosso trabalho - assim como aconteceu no arquétipo do curador ferido e Mestre dos mestres.

Já comentamos em trabalhos anteriores - fundamentalmente quando de nossas conversas sobre os ciclos uranianos e saturninos - que, quanto mais aprofundamos nosso auto-conhecimento e ampliamos nossa consciência e nos colocamos em nosso Caminho da Iluminação, mais sentimos nossas dores e mais resgatamos Karmas e Samskaras que não haviam sequer sido prenunciados por nossa Alma quando de sua confecção, de seu tecimento, junto ao Tao da Criação, de nosso Risco do Bordado. 

Portanto, a vida, dentro de nossa maior maturidade de nossos Terceiro e Quarto Atos de Vida, fica mais difícil, a dor quironiana é mais aprofundada, sim, mas por outro lado será exatamente o aprofundamento dessa dor que nos tornará curadores feridos e mestres - ainda dentro de nossa mortalidade.  E quando nosso momento real de morte chegar, aí sim, poderemos então nos tornar Mestres dos mestres - caso tenhamos sido bem-sucedidos em nossa vida de mortalidade e em nossa real troca de mortalidade com imortalidade, questão já conversada mais acima, quando falávamos sobre o fusionamento dos mitos de Quíron e de Prometeu.

Para todos aqueles que pretendem vivenciar suas vidas de Terceiro e Quarto Atos como um verdadeiro mar de rosas de ação de aposentadoria e de não mais exercer quaisquer tipos de atividades de trabalho de maturidade em relação ao Planeta.... para todos essas criaturas, a meu ver, existe uma possibilidade de real perda de encarnação porquanto o Retorno de Quíron vem nos marcar o exato momento de metade de nossa vida - seja de forma cronológica física ou seja de forma cronológica metafísica.  Esse momento de real metade da vida é o momento de maior proficiência que podemos trazer para nossa ampliação de consciência!

Não podemos nos  esquecer que os tempos de Revirão de Vida marcados pela Oposição de Urano em trânsito ao nosso Urano natal vem nos apresentar nossa conscientização mais clara acerca nosso Trem da Vida - de onde viemos, quem somos e para onde vamos.  No entanto, será o tempo de Retorno de Quíron, entre nossos anos 49-51, que nos apontará para nossa real conscientização acerca de nossa atuação dentro dos Vagões do nosso Trem da Vida (nossa vida de hoje voltada para nossas bagagens amealhadas ainda nessa encarnação e também em vidas sucessivas anteriores eleitas por nossa Alma junto ao Tao da Criação, quando do momento do tecimento do no Risco do Bordado, para serem usadas nessa nossa vida de aqui-e-agora.  Ao mesmo tempo, e fundamentalmente, o Retorno de Quíron nos apontará para nossa real conscientização acerca de nossa atuação dentro da Locomotiva de nosso Trem da Vida (nossa vida de hoje voltada para nossos desafios exercidos por nossa coragem de adentrarmos nosso futuro, ainda nessa vida e também já tecendo nossas vivências futuras e sucessivas!).

Sendo assim, quando do nosso Retorno de Quíron, existe uma determinada limpeza, purificação, digamos assim, exercida por Plutão no sentido da metamorfose e da regeneração não somente de nosso Trem da Vida em si - em Vagões e em Locomotiva  - como também em nossa Alma de forma que esta possa realmente se fusionar ao Ego e ambos poderem engendrar nossos Terceiro e Quarto Atos de vida - aproveitando essa oportunidade ímpar para realmente fazermos jus à nossa encarnação propriamente dita no sentido de realmente realizarmos nossas missões de vida.

É sempre bom que a gente deixe a encarnação com o real sentimento do Eu Fiz inteiramente bem completado.  Não se esqueça, caro Amigo das Estrelas, ao tecermos nosso Risco do Bordado, ainda enquanto Alma não encarnada e juntos ao Tao da Criação, estaremos vivenciando nosso Eu Sou através de nosso intenção de Eu Farei.  Ao longo de nossa vida de encarnação, estaremos vivenciando nosso Eu Faço. E, no momento de nossa saída do Planeta, dentro da forma materializada que chamamos de Vida, devemos estar realmente conscientes de nosso Eu Fiz e de termos cumpridos, para ainda além das previsões e das programações, tudo aquilo que nossa Alma nos trouxe para ser vivenciado em termos de resgates de Karmas e de Samskaras - ações e reações em potencial - para essa nossa vida, de acordo com nossa índole essencial, nosso Dharma, que nos inspira nossa ação de livre-arbítrio e vai tecendo nosso aqui-e-agora voltado para o tecimento de nosso futuro, não apenas ainda dentro dessa encarnação como também através as inspirações de nossa Alma em Riscos do Bordado, em vivências futuras e sucessivas.
...................................

Finalmente, gostaria também de mencionar o fato de que, normalmente, quando alcançamos o tempo circundante ao da Oposição de um arquétipo ao seu posicionamento natal, é certo que já estaremos visionando o próximo Retorno, a Conjunção, desse arquétipo consigo mesmo. 

Portanto, o momento do Primeiro Retorno de Quíron é o momento realmente auge desse arquétipo - nosso momento de Proficiência de Vida - mas que, no entanto, já prenuncia o Segundo Retorno de Quíron, mesmo que não possivelmente tenhamos a oportunidade de vivermos literalmente e de forma encarnada, esse segundo retorno.  Tudo aquilo que haverá de restar de nós e de nossa lembrança em nossos descendentes e em nossos pupilos e nas pessoas que, de alguma forma, estiveram usufruindo de nossas ações quironianas, tudo isso deverá restar para o Planeta, para a vida, como herança quironiana de nós mesmos, dentro de nosso arquétipo de curadores feridos e de mestres dos mestres.   E certamente, o mapa formado para o Segundo Retorno de Quíron poderá nos trazer maiores informações acerca dessa herança planetária.


Lao Tsé nos diz, em seu Capítulo 09:

Concluir o nome, terminar a obra, retirar o corpo
Este é o Caminho do Céu



Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti 




Quem sou eu

Minha foto
Sou uma estudiosa de alguns aspectos da vida.