Quíron, Saturno e Urano





SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 14

Quíron,
Curador Ferido e 
Mestre dos mestres,
Ponte entre os Luminares e Planetas Pessoais e Sociais .... 
e os Planetas Transpessoais
e seus Ciclos



Quíron, Saturno e Urano

janine milward


Diante de um gráfico astrológico a ser comentado, devemos buscar os lugares e signos onde se encontram Quíron, Saturno e Urano.  Também penso que os Aspectos formados entre esses três arquétipos são de fundamental importância para o tecimento de nossa leitura e interpretação.

Em nossas aulas sobre os ciclos uranianos e saturninos - bem como aula sobre os Trânsitos dos Planetas mais Lentos e também aula sobre os Planetas em si -, comentamos extensivamente acerca o significado desses arquétipos em nosso Risco do Bordado.

Ao realizar a questão de sua atuação como Ponte entre o mundo até Saturno e o mundo a partir de Urano - o mundo do visível e o mundo do não-visível, o mundo dos Planetas Pessoais e Sociais e o mundo dos Planetas Transpessoais e Transplutonianos, o mundo da manifestação e o mundo da não-manifestação -, Quíron vem se inter-relacionar intensamente com esses dois Planetas no sentido de tanto uni-los quanto de separa-los, de acordo fundamentalmente com os próprios Aspectos que os três formam entre si.

E certamente, ao longo dos próprios Aspectos que Quíron em trânsito vai formando consigo mesmo e com os outros dois Planetas - e da mesma forma, os trânsitos de seus acompanhantes Saturno e Urano -, essa inter-relação entre esses três Planetas vai se tornando ora mais harmoniosa e ora menos harmoniosa; ora conseguiremos melhor nos expressar através essa combinação ternária, ora não teremos essa sorte; ora nos colocaremos na posição de Caminhantes buscando a cura de nossas dores e de nossos sintomas originais e o auto-conhecimento, ora nos colocaremos na posição de curadores feridos e mestres dos mestres.

Meu Quíron natal é posicionado em Sagitário e em Casa Nove, inaugurada também por esse signo.  Meu Saturno natal é posicionado em Virgem e em Casa Seis, inaugurada também por esse signo.  Meu Urano natal é posicionado em Câncer e em Casa Três e o signo de Câncer inaugura minha Casa Quatro.

Sendo Quíron a Ponte entre Saturno e Quíron e uma imensa possibilidade de lhes trazer uma maior expressão de seus próprios arquétipos, é preciso que meu Saturno se esforce intensamente para poder realizar meu cotidiano de trabalho através minha fonte de expressão de comunicação fornecida por meu Urano.  No entanto, meu Urano e meu Quíron formam, não por graus mas sim por signo, um Quincúncio; enquanto meu Saturno e meu Quíron formam por graus e por signo, um Quadrado.  Sabemos que o Quincúncio e o Quadrado não são exatamente Aspectos muito harmoniosos, não é mesmo?  Por outro lado, meu Urano e meu Saturno formam, não por graus mas sim por signo, um agradável e harmonioso Sextil.

Porém, em sendo meu Urano e meu Saturno posicionados em hemisfério de ação pessoal do meu Eu Sou, tanto minha expressão de comunicação pessoal quanto meu trabalho pessoal têm de ser atuados ao mundo de forma mais enfática através meu Quíron sagitariano de Casa Nove, assim eu penso!  E em função dos Aspectos acima descritos, não é muito difícil para mim produzir através de árduo trabalho minha produção de expressão de comunicação, minhas aulas, meus escritos, meu pensamento, minhas conclusões, minhas teorias... mas certamente é bem difícil para mim colocar tudo isso no mundo, socialmente trocado, publicado, comunicado, em Casa Nove, em Quíron em Sagitário. 

Como você vê, caro aluno de Amigos das Estrelas, Quíron vem reforçar a perseverança que Saturno nos pede para que possamos ultrapassar de forma adequada todos nossos obstáculos que se apresentam em nossa vida - em Karmas e Samskaras, ações e reações em potencial advindos de vivências anteriores e sucessivas e apontando para vivências vindouras e sucessivas, da mesma forma -, e também Quíron vem reforçar a necessidade de quebrar com alguns conceitos não mais necessários de serem preservados em nossa vida, nos abrindo para uma nova consciência acerca de nós mesmos e do Planeta Terra e da vida, como um todo, através Urano.

É interessante se observar que sempre Quíron deverá estar realizando sua Ponte entre o tradicional Saturno e o modernoso e futurista Urano e sempre deverá estar trazendo as questões uranianas para serem concretizadas e cristalizadas dentro da tradição saturnina; e da mesma forma, sempre deverá estar trazendo as questões saturninas para serem extrapoladas e ousadamente exorbitadas dentro dos conceitos extraordinários uranianos!

E também é muito interessante que observemos que Quíron faz sua trajetória entre Saturno e Urano, sim, em suas órbitas, sim, porém Quíron avança até o ponto do afélio de Saturno, ou seja, seu ponto de trajetória mais distante ao Sol, enquanto que, em relação a Urano, Quíron não vai além do que o ponto do perihélio de Urano, ou seja, seu ponto de trajetória mais próxima ao Sol. 

Sendo assim, Quíron, enquanto Ponte, possui a boa concretude da construção da tradição de Saturno, sem dúvida alguma, e no entanto, em termos de Urano, Quíron vai agregando à sua Ponte tudo aquilo que Urano se permite mostrar em sua proximidade não somente ao Sol mas também a Saturno e aos demais Planetas Pessoais e Sociais que são emuralhados pelo Senhor do Umbral!  Portanto, podemos pensar que existe muito mais dentro do arquétipo uraniano que podemos sequer imaginar!  Tudo isso já está voltado para o lado uraniano voltado para os Planetas Transpessoais e Transplutonianos, sem dúvida alguma!  E é por isso mesmo, que quando acontece o Retorno de Quíron, de alguma forma, nossa Ponte entre Saturno e Urano já deverá estar inteiramente bem concretizada, realmente, a partir dos Ciclos importantes anteriores, do Primeiro Retorno de Saturno e da Oposição de Urano em trânsito a Urano natal - todos também coadjuvantizados pelos Quadrados de Netuno e de Plutão. 

Ao nos tornarmos bem-sucedidos dentro da completação adequada desses Ciclos, certamente nossa Alma pode se fusionar bem plenamente ao nosso Ego e ambos vivenciarem a vida no sentido de buscarem cada vez mais ampliar os horizontes da Ponte quironiana realizando a inter-ação mais plena entre os mundo da manifestação e da não-manifestação, ou seja, bem concretizando o mundo da manifestação e bem ousando se conscientizar mais e mais acerca o mundo da não-manifestação.  A Ponte quironiana pressupõe que sempre possamos trazer as questões do mundo da não-manifestação para serem concretizadas e tradicionalizadas dentro do mundo da manifestação.



Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti 




Quem sou eu

Minha foto
Sou uma estudiosa de alguns aspectos da vida.